Madeira Plástica: O futuro das construções em madeira.

João Pedro AndreozziBem estar, News, Notícia, Produtos e serviços0 Comments

 

Uma das questões de maior urgência da sociedade contemporânea é o aquecimento global, causando derretimento das calotas polares, extinção de espécies animais e vegetais, aumento do nível do mar e intensificação de fenômenos meteorológicos. Com o avanço do desmatamento e de atividades que degradam o planeta Terra, as pessoas devem buscar opções sustentáveis para diminuir os impactos causados pelo ser humano ao seu habitat natural. Uma alternativa descoberta recentemente é a madeira plástica, produto substituto da madeira feito 100% de material reciclado.

A madeira plástica ou WPC (wood-plastic composite) é composta por  termoplásticos, restos de plástico que se moldam em alta temperatura, e fibra/serragem de madeira, resíduos orgânicos industriais. Mistura que confere grande durabilidade e resistência. Esta ideia inovadora promete mudar o mercado e competir com o uso de madeira em construções de casas, bancos, parquinhos, decks de madeira e afins. Além de diminuir a exploração de recursos da natureza, este material diminui a geração de lixo, permitindo o aproveitamento dos resíduos.

O produto não apenas é uma alternativa necessária para a manutenção do meio ambiente, mas também oferece boas vantagens ao consumidor. O material suporta até 5.000 kg/m² e não corre risco de rachaduras espontâneas. Por não conter madeira em sua composição, é imune a pragas, principalmente cupins, e é impermeável, o que garante maior durabilidade por não se desgastar com a chuva nem com a umidade, mantendo a cor original sem a necessidade de manutenção com verniz ou lixa. Ideal para ambientes externos, como decks e parquinhos, a madeira plástica, apesar de necessitar um investimento inicial levemente mais alto, traz compensação financeira com o tempo, devido aos gastos com a manutenção da madeira convencional. 

http://www.rewood.eco.br/files/produtosFotos/0000001-0000500/20/09c92c6bec8e0c71d17ea6f12f78c318.jpg

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *