Julcéia Camillo

dvinci

Eng. Agrônoma formada pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR, Campus de Pato Branco, onde deu seus primeiros passos na área de biotecnologia de plantas ornamentais e medicinais nativas do Brasil. Mudou-se para Brasília no ano de 2000 onde continuou a trabalhar com identificação de plantas nativas do Cerrado com potencial medicinal e biotecnologia de plantas, na Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia. Atuou como Eng. Agrônoma na iniciativa privada, com produção de plantas ornamentais para atender o mercado nacional e internacional.
Atuou por mais de 10 anos na área de pesquisa e desenvolvimento. Em 2006 iniciou mestrado em Agronomia nas Universidade de Brasília, desenvolvendo dissertação na área de conservação de germoplasma e domesticação de plantas medicinais do Cerrado. Em 2009 iniciou o doutorado em Agronomia/Produção Sustentável, na mesma Universidade, desenvolvendo tese na área de caracterização e conservação de recursos genéticos visando o melhoramento de espécies oleaginosas para cultivo na Amazônia e Cerrado.
Na área de educação atuou como professora em instituições públicas e privadas no Distrito Federal. Foi Professora pesquisadora do curso Técnico em Meio Ambiente do Instituto Federal de Brasília – IFB, modalidade Ensino a Distância, nos anos de 2014/15. Professora visitante do curso de Agronomia da Universidade de Brasília entre os anos de 2012 a 2017, ministrando disciplinas e orientando trabalhos de graduação e pós-graduação. Neste período publicou dois livros.
Desde 2014 é consultora do Ministério do Meio Ambiente para a área de promoção e uso da biodiversidade brasileira, atuando como organizadora da coletânea de livros intitulada “Espécies Nativas da Flora do Brasil de Valor Econômico Atual ou Potencial – Plantas para o Futuro”, coordenando equipes de trabalho nas Regiões Centro-Oeste, Norte, Nordeste e Sudeste na elaboração e revisão dos textos, diagramação e organização da coletânea composta por quatro volumes, com autoria e coautoria em capítulos relacionados à plantas ornamentais, medicinais e alimentícias não convencionais.
Atualmente também presta consultoria para o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR, na produção de material didático instrucional nas áreas de floricultura, paisagismo e plantas medicinais. Possui uma coletânea de cartilhas já publicadas (Plantas ornamentais, Jardinagem e Flores de Corte) e outros três títulos sendo elaborados (Plantas medicinais, Estrutura para produção de plantas ornamentais e Propagação de plantas). É consultora técnica da Revista Globo Rural e sócia da empresa Plantas & Planos Consultoria em Agronomia, Meio Ambiente e Sustentabilidade.